Na St. John's, a aprendizagem colaborativa está no coração de nossa filosofia educacional, enraizada nos princípios do Programa de Anos Primários do Bacharelado Internacional (IB PYP). Acreditamos que os alunos aprendem melhor quando se envolvem em interações significativas, compartilham ideias e constroem entendimento juntos.
No PYP, a aprendizagem colaborativa não é simplesmente trabalhar em grupos — é um processo intencional no qual os alunos desenvolvem habilidades de comunicação, sociais e de pensamento enquanto exploram conceitos e resolvem problemas coletivamente. Através da investigação guiada, responsabilidade compartilhada e diálogo reflexivo, os aprendizes aprofundam sua compreensão do mundo e seu papel nele.
Nossas salas de aula são projetadas para fomentar uma cultura de respeito, mente aberta e cooperação. Os alunos são incentivados a ouvir ativamente, contribuir pensativamente e abraçar perspectivas diversas. Os professores atuam como facilitadores, orientando os alunos na construção do conhecimento através da colaboração enquanto nutrem agência, voz e escolha.
Seja em discussões de pequenos grupos, projetos interdisciplinares, sessões de feedback entre pares ou ações baseadas na comunidade, a aprendizagem colaborativa na St. John's promove crescimento intelectual, resiliência emocional e um forte senso de pertencimento — pilares fundamentais da mentalidade internacional e aprendizagem ao longo da vida.